quarta-feira, 23 de maio de 2012

Buenos Aires com crianças


 Muita gente acha que Buenos Aires é uma cidade romântica e só é bom se for para lá em uma viagem a dois. Errou! Buenos Aires também é uma cidade repleta de diversão para a criançada. Ir para lá com a família pode ser muito melhor do que ir somente o casal, porque dessa forma dá para aproveitar absolutamente tudo o que a cidade pode oferecer, andar pelos pontos turístico, fazer umas comprinhas básicas, tomar um sorvete, descansar em algum parque ou jardim, fazer um passeio infantil e ainda dá para jantar em um dos deliciosos restaurantes tradicionais da cidade e tomar uma taça de vinho. Se animou?


Zoológico de Buenos Aires

                              

                               

 Zoológico é sempre um passeio divertido para se fazer com crianças. O de Buenos Aires é localizado no coração da cidade, em Palermo, pertinho do centro e as crianças aprendem e se divertem assistindo as 2.500 cópias das 350 espécie presentes. Neste zoológico as crianças podem tocar em um rinoceronte, alimentar um urso polar, fazer um passeio de barco, visitar o aquário, ir no cinema 3D para assistir filmes sobre a natureza... é muito legal!
O zoológico possui 2 entradas: 1° ENDEREÇO: Av. Las Heras e Av. Sarmiento (Plaza Italia) e 
                                            2° ENDEREÇO: Av. Libertadoir e sarmiento  (Entrada aberta nos finais de      semana e férias). Passeio Pago. (www.zoobuenosaires.com.ar).


Jardim Botânico




 Fica em frente ao zoológico e tem entrada gratuita. Lá, você se depara com cerca de 5.500 espécies vegetais, fontes e esculturas. Possui três estilos principais de jardinagem: o simétrico, o misto e o pitoresco. Dentro da sua área encontra-se a Escola Municipal de Jardinagem Cristóbal María Hicken que contém várias obras de arte.
No Jardim Botânico também encontramos 5 estufas, sendo a maior em estilo Art Noveau que foi premiada na exposição de Paris , em 1.899  por seu desenho, único que se conserva no mundo; a Biblioteca Botânica e o Museu Botânico. Vale o passeio.


Jardim Japonês





 Localizado também no bairro de Palermo, é um jardim dedicado à cultura japonesa. Dentro dele, há espaço para exposições, workshops e palestras, biblioteca especializada em cultura japonesa e educação ambiental, lagos, cachoeiras, loja de omiyage e restaurante. No viveiro é possível encontrar bonsai, carpas e utensílios destinados à jardinagem e nos lagos há bastante peixes, bem coloridos, e você pode alimentá-los.
Endereço: Avenida Figueroa Alcorta e Avenida Casare, em Palermo. A entrada é paga.


Parque Taimakèn





 É um bioparque localizado na cidade de Escobar (ao norte de Buenos Aires) que mistura os objetivos do Zoológico, Aquário, Jardins Botânicos, Antropologia e Museu de História Natural. É um dos parques de vida selvagem mais modernos do mundo. Lá tem aquário e também encontramos diversos mamíferos, borboletas, morcegos, além das inúmeras atividades que divertem a garotada:

- Ordenha das vacas Jersey: Enquanto o cuidador ordenha as vacas, as crianças podem alimentar os bezerros. (De terça a domingo e feriados, das 16 às 16:30 h, em La Chacra;

- Aves de Rapina: Os cuidadores fazem um show aos sábados, domingos e feriados, às 14h e 15h no Anfiteatro do Lugar das Aves. (Espaço limitado);

- Exploração Subaquática: Visita guiada para descobrir os segredos dos rios e mares. Sábados, domingos e feriados, às 11:30h, no Aquário;

- Pequeno Agricultor: As crianças entram no curral da fazenda para alimentar as galinhas, ovelhas e cabras. De terça à domingo e feriados, das 14 às 17:30h;

- Mergulhadores: Mergulhadores nadam entre tubarões e outras espécies na Sala Ocean Aquarium, aos sábados, domingos e feriados, às 15h. (Espaço limitado);

- Cine 360°: Mostra do filme “A arca de vida”, com efeitos paisagísticos, de iluminação e sensoriais. De hora em hora, das 12 às 17h.

Como Chegar: De ônibus, com empresa de transporte Chevallier Costera Metropolitana, que sai da Plaza Italia e vem para a entrada do Bioparque (Recomendado). Também linha 60. (www.temaiken.com.ar).


Museu das Crianças (Museo de los Niños) 





 Deixe para visitar o museu num dia de compras, pois ele fica no Abasto Shopping. É um espaço interativo, eles recriaram uma cidade em escala infantil e as crianças fingem ser mamãe e papai, pedreiros, carpinteiros, médicos, farmacêuticos, fazem supermercado... enfim, a proposta é apresentar às crianças o mundo dos adultos, através do movimento, percepção e interação. É muito bacana!!! As crianças de até 3 anos podem brincar em um dos dois quartos que eles fizeram especialmente para estimular a criatividade dos pequenos. No museu também há um parquinho externo com gangorra, gira-gira, escorregador... Mas lembre-se que este museu é dedicado somente para crianças de até 12 anos e nos finais de semana geralmente é mais lotado e isso gera filas e impaciências dos pequenos.
Endereço: Av. Corrientes 3247, Andar 2. Shopping Abasto. Ingresso pago.


Museu Participativo de Ciências





 É um museu dedicado à divulgação da ciência de forma divertida e participativa. Qualquer pessoa curiosa, independente da idade, vai adorar este lugar. Este museu possui diversas salas: de luz, de percepção visual, de tecnologia, de mecânica, de som e ondas, de música, de forças da Natureza... Desperte este lado curioso de seu/sua filho (a).
Endereço: Junin 1930, no Centro Cultural Recoleta (Próximo à Igreja do Pilar e cemitério). Entrada Paga.


Parque de La Costa





 É o maior parque de diversões da Argentina e fica na cidade de Tigre. Lá encontramos, serviços, restaurantes, shows ao vivo para todas as idades, personagens próprios e diversas atrações, dentre elas: a Montanha Russa “Redemoinho” com altura equivalente a de um prédio de 5 andares, Reino de Nunca Mais, Psicoclowns (ambientes com efeitos em 3D),  Rollercoaster "Boomerang", e “Saltos del Delta”, Montanha Russa "Desafio" e Vertigo Carreta Xtreme. Também tem atrações para os menores como Carrossel, Space walk, Molino, entre outros; e atrações para toda a família como Navio Pirata, Golfito, Far West, etc.

 A distância entre a cidade de Tigre e Buenos Aires é de 33 km. Dá para se chegar de trem ou de ônibus.

TREM:  Opção 1 - Retiro - Tigre (serviço de linha Mitre TBA): Os trens partem da Estação Retiro, plataformas de linha Mitre 1 ou 2. Dias úteis, a frequência dos serviços é cada dez minutos até meia-noite, enquanto nos finais de semana os trens a cada 30 minutos. A viagem de Retiro de Tigre leva cerca de 50 minutos.

Opção 2 - Retiro - Delta (serviço de linha Mitre TBA + Trem da Costa): Outra alternativa é pegar na linha Mitre em Estação Retiro, geralmente a partir de plataformas de 3 ou 4, o trem com destino a estação Mitre onde você pode fazer a conexão com o Trem da Costa. Uma vez que você chega na estação de atravessar a ponte, localizada na Avenida Maipú, o que leva à estação de Maipú de Tren de la Costa.


***Seja qual for a opção, fique com seu bilhete até o término da viagem. De preferência até sair da estação de chegada.***


ÔNIBUS: A linha de ônibus 60 viaja para a cidade de Tigre, mas tem várias paradas ainda em Buenos Aires, por isso demora cerca de uma hora e meia para chegar ao destino.


 ***Os ônibus de Buenos Aires tem máquinas automáticas de bilhete que só funcionam com moedas.***


 Endereço: Vivanco S.A. 1509 (B1648AAB) – Tigre – Buenos Aires – Argentina  (54-11) 4002-6000 (www.parquedelacosta.com.ar).




 Estas foram algumas dicas para passear por Buenos Aires em lugares específicos para crianças, mas é claro que dá para integrar e levar nossos pequenos a lugares turísticos de adultos e ainda eles amarem! Quer ver só? Leve-os passear na Rua Caminito no bairro La Boca e mostre para eles as casas típicas (Conventillos – que são super coloridas) que tem por lá. Aproveite que é pertinho e visite o estádio do Boca Juniors, tenho certeza que seu filho irá gostar.  Gosta de cavalos? Então aproveite e dê uma passadinha no Hipódromo de Palermo que fica perto do Zoológico, do Planetário, do Jardim Botânico e do Jardim Japonês. Assim como o tango, a corrida de cavalos faz parte da história e cultura de Buenos Aires. Ali perto também está os Bosques de Palermo, lugar onde os nativos vão para descansar e praticar esportes, uma enorme e agradável área verde. Deixe as crianças correrem e brincarem por lá. Também pode-se visitar a Livraria Ateneo lugar recomendadíssimo para aqueles que fazem questão de passar aos seus filhos o hábito da leitura. Você não poderia deixar de levar seus filhos na Sorveteria Freddo, famosíssima pelos deliciosos sorvetes de doce de leite.



Rua Caminito - La Boca



Conventillos 



Hipódromo de Palermo



Bosques de Palermo



Livraria Ateneo


Viu só como Buenos Aires é pura diversão com as crianças? Aguardem um post com dicas de compras para as crianças em Buenos Aires e diversos outros lugares. Aguardo dicas e sugestões nos comentários e através do email viajarcomcrianca@gmail.com


Abraços!


Gisele



4 comentários:

  1. Gabriel

    UAU que livraria é essa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... É o máximo!!! Vale muito a pena ir até lá. Abços.

      Excluir
  2. Concordo!!!! Fui a Buenos Aires com minha filha e é realmente um ótimo passeio.

    ResponderExcluir
  3. Lia - Agora ainda vem o inverno e as crianças maiores poderão ainda esquiar. É um passeio INESQUECÍVEL!!!

    ResponderExcluir