sexta-feira, 11 de maio de 2012

Idade da criança para viajar


   A partir de que idade a criança pode viajar???

Esta é uma pergunta difícil para mim porque talvez eu me encontre fora dos parâmetros. Desde que descobri minha gravidez, eu já sabia o que queria para minha filha. Que ela visse o mundo. Descobrisse novas culturas. Visse que o mundo é muito maior do que aquele que estamos habituados em nossa rotina. Queria que desde cedo ela pudesse estar frente a novas situações, novas experiências, novos contatos. Tanto assim que sempre a criei com independência. Ela sempre dormiu no quartinho dela e nunca tive problema com isso, pelo contrário, dormiu e ainda dorme a noite inteira (mesmo quando estamos fora de casa) e adora seu espaço. Nunca esquentei uma mamadeira e comida para ela, só dava em temperatura ambiente, exceto em dias frios, porque sei que nem sempre vou poder ter acesso a um micro-ondas ou um forninho. Quando resolvi levar minha pequena para a Europa quando ela estava com apenas 11 meses, expliquei ao pediatra sobre minhas intenções e adiantei a introdução de alimentos sólidos para quando eu estivesse fora ela já tivesse acostumado seu paladar a novos temperos. Minha experiência funcionou muitíssimo bem e até indico! Até porque também acho positivo para os pais que tem a oportunidade de ver o mundo com os olhos e a pureza de uma criança. Quer algo mais fantástico que isso? Por isso vou tentar responder esta pergunta de forma geral.

Na minha opinião não tem idade e sim disposição dos pais. Quanto mais nova for a criança, mais tranquila será a viagem. Repito: Na minha opinião.
Conheço muita gente que não sai de casa com seu bebê até completar 1 ano. Dizem que os bebês são frágeis, que podem ficar doentes...  mas eu discordo totalmente.  Ora, doentes eles podem ficar em qualquer lugar, até mesmo dentro de casa, ou não?

Acho que os pais devem concordar em levar o bebê numa viagem. Avaliar os prós e os contras. Sim, eles dão um certo trabalho, mas se os pais estiverem dispostos é uma experiência super positiva.  Já os pais que, como eu, são viajantes por natureza, esses não terão nenhuma preocupação além da esperada.

Antes de colocar seu filho no carro ou em um avião, é sempre bom conversar com o pediatra, leva-lo ao dentista, verificar sua saúde geral.

Há algumas vantagens em se viajar com um bebê com menos de 1 ano: Eles não andam, comem sopinhas (que se encontra facilmente em qualquer lugar do planeta), se mamar no peito melhor ainda, são leves, se acomodam em qualquer lugar, são fáceis de carregar, dormem no carrinho durante o passeio (é bom levar um carrinho que feche como um guarda-chuva e que deite bastante, como aqueles  que tem 5 posições).  Vantagem de viajar com bebês: você escolhe o destino sem se preocupar com a vontade dele.

Já crianças maiorzinhas, de até 3 anos, essas correm, querem mexer em tudo, já falam e entendem tudo (o que não significa de modo algum que vão te obedecer ), tem vontade própria, algumas não comem qualquer coisa (mas um arroz, batata, carne, frango, peixe e vegetais vocês acham em qualquer lugar). Nesta idade, as crianças gostam muito de parques, bichos, nadar... Então sugiro lugares como resorts que possuem ótimas estruturas para toda a família, hotéis-fazenda, cidades que possuam um bom zoológico e muitas praças arborizadas. No Brasil, indicaria o Nordeste que possui a maior parte dos resorts nacionais, no interior de São Paulo tem uns hotéis-fazendas muito bacanas, como a fazenda Mazzaropi, em Taubaté. Em épocas de Páscoa e Natal, Gramado-RS também seria uma boa pedida, pois a cidade fica linda com o Natal Luz e lá tem várias fábricas de chocolates, inclusive você pode entrar e conhecer. No exterior citaria Buenos Aires, Nova York (que tem um monte de coisas para as crianças fazerem), Paris (muitas praças, circos, zoológicos... e claro, a EuroDisney).

A partir dos 3 anos, a criança já interage melhor e a viagem começa a ficar bem mais legal para ela. Indicaria Orlando e novamente a EuroDisney em Paris (lembrando que os parques da Disney possuem atividades específicas para cada idade, que vai desde os bebês até os adultos).

Quando a criança já aprendeu a ler, por volta dos 6 anos, ela pode até participar da escolha do destino. Mostre a ela um mapa indicando onde ela mora e para onde ela vai, compre livrinhos de histórias que se passam na(s) cidade(s) que irão, leve um caderno ou uma espécie de diário que servirá para ela fazer suas anotações e desenhos de cada passeio. Nesta fase a criança já aguenta melhor a viagem e também a andar por mais tempo, portanto acho bacana levá-las para a Europa, onde poderão visitar castelos e museus e conhecer um pouco de história geral em um ou mais países.

Seja qual for o destino e a idade da criança, SEMPRE vale a pena passar bons momentos em família!!!

Um comentário:

  1. É muito bom ver que tem muita gente como eu que gosta de viajar com os filhos.... e as dicas são muito boas para não passarmos apuros nas viagens. Adorei! Pedro - São Paulo

    ResponderExcluir